Sirlei SchommerCIMPORGostaríamos de aproveitar a oportunidade e parabenizá-los pelo sucesso. Somente quem faz o melhor... continue lendo »
Na noite dessa quinta-feira, dia 14, foi realizada a 2ª Plenária da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Pindamonhangaba. O palestrante foi Ademir Souza, presidente da Soulan Recursos Humanos. Na ocasião, o prefeito João Ribeiro anunciou a implantação do Centro Paula Souza em Moreira César e o agente de treinamento do Senai (Serviço Nacional da Indústria), Franco Paschetta Filho, anunciou a inauguração de novos cursos em Pindamonhangaba.
O presidente da Soulan Recursos Humanos, empresa com 20 anos de atividade e atuação em todo o Brasil, Ademir Souza, ministrou a palestra “Construindo o Profissional Moderno”, na qual fez a comparação do comportamento profissional com o corpo humano, nas suas variadas funções.
Ademir explanou também sobre a importância da família na formação do profissional, em qualquer área. “Conhecimento é uma situação que ele consegue com o tempo melhorar, mas o básico tem que ser muito forte, e isso não se aprende na escola. Hoje em dia não se seleciona mais profissionais em função de competências técnicas. Teoricamente, você tem um nível muito bem resolvido nessa área, todo mundo vem com uma tecnologia embarcada mais ou menos igual, o que difere é a área comportamental.”
Souza explanou que o profissional moderno deve ter, acima de tudo, atitude. “Como você se relaciona com a sua equipe, que situação você cria para conseguir resultados através de terceiros, o que você está fazendo para conseguir estar sempre na linha maior de conhecimento, que tipo de situação você envolve na sociedade”, completou.
Para Marcos Reimann, proprietário da Workimage, a palestra foi propícia para o atual momento econômico, sobretudo para a região. “Eu acho que o Ademir conseguiu sintetizar e fazer um paradigma do corpo humano juntamente com as máximas do mercado. Em momento de crise, ouvir o Ademir falar com tanta simplicidade e capacidade soma muito para a região.”
Estabilidade
O diretor regional do Ciesp, Joaquim Albertino de Abreu, ressaltou a importância da capacitação profissional para o atual momento econômico e prevê que o índice de empregos se normalize no próximo semestre.
Apesar do balanço de emprego da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) ter apresentado em abril sua sétima queda consecutiva (-1,09%, com a criação de 19 mil empregos) o ritmo das quedas já está mais tênue após a pior fase da crise.
O indicador de vendas do Sensor Fiesp, divulgado nessa quinta, passou dos 60 pontos pela primeira vez desde março de 2007, e o indicador de estoque já se aproxima dos 50 pontos, o que já demonstra estabilidade.
“Eu diria que o pior já passou, estamos em uma retomada lenta, mas gradual. Ainda está negativo, mas a perda de postos de trabalho está muito menor que nos meses anteriores”, disse Albertino.
Melhorias
Também presente no evento, o prefeito João Ribeiro anunciou a inauguração de uma sala do Centro Paula Souza para Moreira César, que fica à 12 quilômetros do centro da cidade, onde já existe uma unidade.
“Queremos abrir uma sala lá e também colocar mais cursos, como se fosse um braço mesmo da escola. Já estamos tratando da questão dessa primeira sala e também da ampliação da escola, que se for necessário nós faremos. O pedido foi feito e estamos aguardando a resposta. Ele é bastante factível, acredito que no começo do ano que vem estaremos com mais salas lá.”
A ampliação dos cursos da Fatec, como manutenção industrial, também está sendo negociada pelo prefeito e uma parceria com o Senai tem proporcionado a capacitação de funcionários da prefeitura.
“Estamos buscando cada vez mais oferecer cursos para juventude, cursos que dêem oportunidade de emprego, sobretudo para o setor industrial que precisa de mão-de-obra aqui”, informou o prefeito João Ribeiro.
Este ano, o Senai também realizou a inauguração de novos cursos na área de plástico, gestão da qualidade, soldagem e eletro-eletrônica. Cursos que consistem em diversos módulos e que, na conclusão do programa, oferecem a qualificação no nível completo.
Segundo o agente de treinamento do Senai de Pinda, Franco Pasquetta Filho, o setor de construção civil tem representando grande demanda na cidade. “Temos uma tendência muito grande na área de qualidade, e também na área de construção civil, que hoje tem uma demanda reprimida na nossa região, devido ao boom imobiliário, e a gente precisa formar uma quantidade grande de pessoas na área de construção civil.”
Galeria de Imagens

Ademir Souza, presidente da Soulan Recursos Humanos, fez comparativo entre o comportamento profissional e o corpo humano

Paulo Sérgio Torino, diretor do Senai de Pinda, Carlos Inocêncio Nunes, 2º vice-diretor do Ciesp, Joaquim Albertino de Abreu, diretor regional do Ciesp, e Ademir Souza, palestrante

Fernando Takao, diretor do Senai de Taubaté

Temer de Andrade Saad (ao microfone) e Diego de Freitas, representantes do Núcleo de Jovens Empreendedores; grupo firmou parceria com o Instituto Cidadão, de Taubaté, para oferecer treinamento para entidades sociais - confira www.taubate.nje.com.br